“ A Lei do espírito da vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”.

Quando lemos o livro de Genesis podemos ter uma percepção clara do propósito de Deus ao criar o homem. O homem foi criado por Deus perfeito, sem pecado, como nos diz Genesis 1:6, a sua “imagem e semelhança”.
O coração de Deus batia de forma diferente em relação ao homem, por isso ele foi criado diferente de todos os outros seres, gozando de privilégios que nenhum outro ser gozava, ele era o único que podia manter um relacionamento de amizade com Deus, o pai o visita todos os dias pela viração do dia para ter comunhão com o homem.
Mas infelizmente algo se interpôs entre Deus e o homem, alguma coisa terrível destruiu esta comunhão. O pecado era a única coisa que poderia afastar o homem de Deus e impedir que ele desfruta-se da benção que o Pai havia ministrado sobre este homem.
Apartir deste momento, o home que fora criado para vida, recebe como paga de sua rebeldia a morte, pois este era o preço que ele deveria pagar por ter pecado (Rm 6:23), o homem que estava destinado por Deus a viver uma vida eterna de gozo, no Éden (jardim de prazeres), estava agora condenado a morte eterna. Uma lei passou a incindir sobre a conduta do homem, a lei do pecado e da morte, a lei que sentenciava o homem a viver eternamente separado de Deus, longe do desfrute que este havia preparado para o homem, pois agora não só o Éden estava fechado para o homem, como também a comunhão com Deus.
Mas Glória a Deus, que é soberano, nada foge de seu controle, havia uma lei que condenava o homem, e só outra lei mais poderosa que a lei do pecado e da morte, poderia revogá-la, e esta lei foi instituída, a lei do espírito e da vida, em Cristo Jesus, foi ela quem me libertou da sentença de morte, por isso a palavra de Deus em Romanos 8:1 diz que “não há mais condenação para nós que estamos em Cristo Jesus, ...” esta lei quebrou com o poder da lei do pecado que incindia sobre minha vida, deixamos de ser escravos do pecado, para vivermos sobre o domínio de Cristo. Mas atenção para que esta lei seja aplicada a nossa vida, precisamos preencher alguns requisitos:
Primeiro, Paulo vai dizer em Romano 7:1, que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo em que ele viver. Por isso ele só encontra uma saída para que esta lei não tenha mais domínio sobre o homem, a morte, pois não há lei que incinda sobre alguém que morreu, lei nenhuma tem efeito pós morte, por isso Paulo vai dizer em Romanos 7:4, que nós estamos mortos para a lei pelo corpo de Cristo.
Segundo requisito, é o lugar onde nós nos encontramos, a lei do pecado e da morte não tem poder quando estamosem Cristo, nEle, só a lei do espírito e da vida, pode atuar, apenas ela tem legitimidade e eficácia, nenhuma outra pode atuar no território do corpo de Cristo, por isso só em Cristo iremos desfrutar dos benefícios desta lei, não é dentro de um templo, ou dentro de uma religiao, mas no único lugar verdadeiramente sagrado, o corpo santo de Jesus Cristo.
Por ultimo, Paulo vai dizer que só os que vivem no espírito podem desfrutar da das bênçãos provenientes desta lei, na verdade conforme ele diz em Gálatas 5:23, quando vivemos no Espírito, produziremos os frutos do Espírito e contra eles não há lei, que possa nos prejudicar, ou mesmo nos condenar.
Por isso amados chegou o tempo de desfrutarmos de tudo aquilo que Deus sonhou para nós no Éden, todos os sonhos e projetos de Deus para nós podem ser retomados, há uma lei que nos beneficia hoje, esta lei é o próprio Cristo, esta lei te livra do pecado e da morte, para te conduzir ao esprito e para vida, não vivamo mais sobre o julgo do pecado, mas sim sobre a levesa da vida de Cristo
Com amor, vosso servo em Cristo,
PR. Paulo Ortencio Filho

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.