O ano da Unção

Há aproximadamente setecentos anos antes de Cristo, o povo de Deus vivia um dos períodos mais críticos de sua história. O reino do norte, Judá, que tinha a sua capital em Jerusalém, havia sido invadido pela Assíria, resultando assim no cativeiro assírio.
Em meio a esse período da história, Deus levanta um profeta, por nome Isaías que, traduzindo do hebraico para a nossa língua, seria “salvação de Yahweh”, para que, em meio à desesperança e com coragem, profetizar o ano aceitável do Senhor. Conforme a profecia, aquele ano seria marcado pelo derramar de uma unção poderosa. Seria o ano do poder e da provisão de Jeová. Setecentos anos depois, ao iniciar o seu ministério, Jesus declara o cumprimento da profecia de Isaías 61.
Jesus mostrou que aquela unção profetizada estava sobre ele (LUCAS 4: 18- 21) e, estando sobre ele, iria nos alcançar nos dias de hoje, por isso ele disse: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me amais, guardai os meus mandamentos” (JOÃO 14:16-17).
Essa mesma unção seria o derramar do Espírito Santo nas nossas vidas. Por isso não foi apenas para os dias de Isaías, tampouco para os dias do ministério terreno de Jesus, mas ela é tão atual que nos alcança nos dias de hoje. Pedro vai nos lembrar disto no seu discurso de Atos 2:17: “nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos.”
O papel da unção no ministério de Jesus era capacitar: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (ATOS 10: 38). A unção do Espírito Santo capacita o servo para:
Ter poder. Para viver uma vida conforme o propósito de Deus. Jesus foi varão poderoso em palavras, mas não apenas em palavras, também foi poderoso em ações. As ações de Jesus foram tão marcantes, que alcançaram não somente as gerações passadas, mas nos alcança hoje e, com certeza, alcançará as gerações futuras.
Fazer o bem. Em Romanos 7, Paulo vai dizer que o querer fazer o bem pode até estar em nós, mas não temos capacidade de fazer o bem que queremos, pelo contrário, ele vai dizer que por causa do pecado, o mal que, muitas vezes, não queremos, é este que fazemos, por isso só uma saída há: Jesus. Quando o recebe- mos como Senhor e salvador, ele derrama em nós o Espírito Santo, que será agora o nosso guia, sendo assim, não mais o pecado, mas o Espírito Santo nos guiará. Glória a Deus por isso!
Curar os oprimidos do diabo. Tem a ver com a ação do Espírito Santo em nossa vida. Em Atos 1: 8, Jesus disse que ao recebermos o Espírito, seríamos investidos de autoridade para sermos suas testemunhas vivas, e iríamos até os confins da terra para comunicarmos o seu amor a toda a criatura. Este deve ser a motivação principal de quem recebeu a virtude do alto, este deve ser o anelo de quem recebeu o Espírito Santo: proclamar libertação aos cativos do diabo, de- clarar que Jesus é a verdade, e quem conhece a verdade, será liberto das cadeias da opressão.
Viver com Deus. A unção do Espírito nos capacita a viver com Deus, pois só pelo Espírito podemos desfrutar da presença de Deus. É ele quem nos aproxima de Deus; é ele quem nos revela o coração de Deus. “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas prescruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”.
Assim, entendemos que do mesmo jeito que a unção foi derramada no pas- sado, é derramada sobre nós no tempo que se chama “hoje”. Em 2010, vamos tomar posse dessa unção e nos encher do poder de Deus para desafiar o diabo e desfrutar das bênçãos que o Senhor tem preparado para os seus.

Com amor, vosso servo em Cristo,
Pr. Paulo Ortencio Filho

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.